Traveling generally is synonym of hotels, hostels, resorts, airBnb, among other types of accommodations. But what criteria should we take into account when choosing accommodation?
Location, price and cleanliness are probably the most important things when an accommodation is being chosen. Other factors
But what criteria should we take into account when choosing accommodation?
of Viagem = Hotel, airbnb, hostel, pousadinha, resort… Não importa, a gente tem que escolher um desses quando estamos viajando, óbvio. Mas, quais são os critérios mínimos para escolhermos um hotel e não outro? Você “fuça” na internet para ter mais informações sobre o hotel? Eu fuço, sempre!
Bom, não só a localização, aparente limpeza e o preço são importantes. Também sempre levo em consideração se no hotel é servido café-da-manhã, se temos que pagar pelo estacionamento, pela internet e principalmente se no hotel que escolhi tem o maior pesadelo de quem vai se hospedar… Sempre procuro informações se há ou se já houveram os horríveis BED BUGS! Bed bugs, ou percevejos-de-cama, são insetos de aproximadamente 1 a 7 mm, que se alimentam de sangue, se escondem muito bem durante o dia no quarto e picam pessoas durante a noite. Esses monstrinhos são parentes dos temidos barbeiros que transmitem a doença de Chagas e de acordo com The American Journal of Tropical Medicine and Hygene (Jornal Americano de Medicina Tropical e Higiene – tradução livre), são tratados como um incômodo e um problema de saúde pública, assim como as (argh) baratas. Bom, com relação a doenças, ainda não se tem confirmação se há transmissão de doenças pelo percevejo-de-cama, mas há estudos sobre a relação desses insetos com transmissão de Chagas, nada confirmado ainda.
Esses insetos são uma praga. Se escondem muito bem e geralmente, descobrir se há existência deles no lugar onde se está hospedado é da pior forma: quando se acorda cheio de picadas na manhã seguinte. Eles geralmente se escondem nas costuras, espumas e molas do colchão, gaveteiros, camas ou cabeceiras, poltronas, etc. O pior, eles podem se espalhar facilmente, já que podem se entrar dentro das malas, ficar em meio a roupas e ir embora conosco para casa. Infelizmente não estamos totalmente livres da existência deles em hotéis de luxo e resorts e nem mesmo em cidades badaladas como Nova York, que tem um registro de reclamações considerável a respeito dos bed bugs, especialmente na região de Manhattan.
Tá, mas como tentar evitar esse encontro fatal? Bom, a verdade é que nenhum de nós está totalmente imune a esse encontro. Mas agora que você sabe da existência desses insetos (ou já sabia), o que você pode fazer é digitar no Google o nome do hotel + bed bugs, ou em português mesmo o nome do hotel + percevejo. Eu também procuro por relatos de hóspedes em sites ou aplicativo como o TripAdvisor, o que pode ser bem útil. Há também o site (em inglês) Bed Bugs Reports, que é específico só para relatos de bed bugs em hotéis e apartamentos (pois é, a coisa é séria), mas ele só tem relatos de pessoas que se hospedaram nos EUA ou no Canadá. Ligar para o hotel e perguntar? Hm… Pode até tentar, mas eu sinceramente duvido que eles iriam dizer. Bom, e se você vivenciou essa experiência desagradável, reporte também para o TripAdvisor, Bed Bugs Reports e principalmente para o próprio hotel, para que outras pessoas fiquem sabendo e para que o hotel possa tomar providências!
Boa viagem!
by Lalá.
Referências:
Artigo sobre estudo da relação dos percevejos-de-cama e doença de Chagas (em inglês): https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4347337/
Nesse link, no site da Raid, tem mais algumas explicações sobre o percevejo-de-cama: https://www.linharaid.com.br/pt-br/bug-id/bed-bugs
